Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O CENTRO ESPÍRITA

Dulce Alcione

As Casas Espíritas são recantos de oração, trabalho e esclarecimento.

A Doutrina Espírita, sendo o Consolador prometido por Jesus, exerce o papel de esclarecer e oferecer uma nova metodologia comportamental para ajudar o indivíduo na sua transformação.

O Espiritismo precisa da Casa Espírita, cuja principal função é a divulgação da Doutrina Espírita. O Centro Espírita oferece os meios necessários para a auto-transformação, libertando as consciências pelo estudo e educação, sendo essa a maior caridade.

Percebendo que foi ajudado, o espírita sente a necessidade de socorrer ao próximo e nesse processo começa a iluminar sua vida. A Doutrina Espírita desperta o sentido de cidadania.

Em paralelo às atividades físicas da Casa, ocorrem as atividades espirituais de socorro e recuperação de Espíritos aflitos e sofredores, que, assim como os encarnados, também necessitam de auxílio, consolo e orientação.

Toda Casa Espírita possui uma organização hierárquica, tanto no plano material quanto no plano espiritual. Tudo o que acontece no plano material foi antes plasmado no plano espiritual. A organização da Casa Espírita é meticulosa. Para que tudo funcione, são necessários dirigentes sérios e colaboradores dedicados.

Todos nós que participamos de uma Casa Espírita, seja como trabalhador, estudante, freqüentador ou assistido, possuímos uma ficha de cadastro no plano espiritual, na qual são anotadas nossas necessidades, dificuldades, possibilidades, esforços e conquistas.

Ao ingressarmos numa Casa Espírita, estamos nos matriculando nela e por ela seremos atendidos nas mais diversas situações.

Não temos noção da organização espiritual de um Centro Espírita e de todo o trabalho que damos à espiritualidade.

Não podemos imaginar toda a ajuda que recebemos desses amigos dedicados e sinceros. Tudo o que vemos acontecer no plano físico é apenas uma mínima parcela do trabalho geral no plano espiritual.

Durante a noite, muitas vezes vamos estudar na Casa, assistindo a estudos e sendo orientados nas tarefas.

Outras vezes, vamos colaborar com os trabalhos espirituais. Por isso é tão importante orarmos antes de dormir.

As tarefas da Casa Espírita são dirigidas pela espiritualidade e devem ser realizadas com harmonia, ordem, bom ânimo, elevação de princípios, disciplina, alegria e fraternidade.

Lembrando sempre que todo trabalho é realizado em nome de Jesus e que a oportunidade de estar trabalhando em Seu nome é nossa e é preciosa.

São muitas frentes de estudo e trabalho, são muitas oportunidades – cabe a cada um de nós avaliar o que tem recebido e o que está dando de si.

A freqüência semanal a uma reunião pública, a um curso e a um trabalho voluntário nos ajuda a nos sentir úteis e integrados e a manter a nossa harmonia e equilíbrio.

Sejamos gratos a Deus se já encontramos uma Casa Espírita onde nos afinizamos. Essa é uma enorme benção em nossas vidas.

Para maiores esclarecimentos, leia o livro “Na Seara do Bem”, de Luis Antonio Ferraz, pelo espírito Antonio Carlos Tonini.

 

O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 2 Nº 4 janeiro-março 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário