Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Pentateuco

Vera Marsillac

Você que chegou à nossa casa, trazendo tantas dúvidas, questionamentos e necessidade de consolo, sinta-se mais um membro desta grande família que é o CEMA.

Neste turbilhão de idéias, que afloram sempre que buscamos um novo caminho para as nossas vidas, lembramos a importância de duas grandes ferramentas para alcançar o êxito de nossos propósitos: ESTUDO e TRABALHO.

O iniciante espírita deve conhecer os cinco livros da codificação: O Livro dos Espíritos,O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro do Médiuns, O Céu e O Inferno e A Gênese, que formam o Pentateuco.

Qual deve ser o primeiro curso?

O Livro dos Espíritos, obra basilar da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857, fruto de um árduo trabalho de codificação realizado por Allan Kardec, que recebeu a missão de reunir os ensinamentos dos espíritos. A obra de Kardec, portanto, constituiu em distribuir e colocar as matérias em ordem, escrever as notas de rodapé e dar forma a algumas partes da redação.

Esta obra divide-se em quatro partes e cada uma delas deu origem às outras obras que compõem o Pentateuco, conforme quadro a seguir:

 

Livro dos Espíritos

Livro a que deu origem

1a parte: Das causas primárias

A Gênese (1868)

2a parte: Do Mundo Espírita ou

Mundo dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

( 1861)

3a parte:

Das Leis Morais

O Evangelho Segundo O Espiritismo

( 1864-1865)

4a fase: Das Esperanças

 e Consolações

Céu e Inferno

(1865)

 

O Evangelho, terceira obra de Allan Kardec, editado em abril de 1864, recebeu, inicialmente, o nome de Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo. O título atual foi inserido a partir da terceira edição, em 1865, por orientação dos espíritos a Kardec.

 O objetivo de O Evangelho é ser um código moral universal, sem distinção de culto, ao alcance de qualquer pessoa. O conteúdo da obra é a moral do Cristo à luz da doutrina espírita e se resume na análise profunda do Sermão da Montanha, o mais lindo poema que a humanidade já ouviu.

 O Livro dos Médiuns é o livro básico da ciência espírita, trazendo um guia seguro aos que se dedicam ao intercâmbio com os espíritos.

 A tese fundamental desta obra é a existência do perispírito ou corpo energético dos espíritos, elemento de ligação do espírito ao corpo material. Esta ligação, de tipo energético ou vibratório, é o princípio da mediunidade.

 No Livro O Céu e O Inferno, Kardec faz um balanço da evolução moral e espiritual da humanidade. O grave problema da continuidade da vida após a morte despede-se dos aparatos mitológicos para mostrar-se com a nudez da verdade à luz da razão esclarecida.

 Nas palavras de Herculano Pires: ”O Céu e O Inferno antecipou em mais de um século as transformações que hoje se operam no seio de várias igrejas. Se os teólogos, que pretendem ser homens mais do que homens,como Descartes os classificou, pudessem ter a humildade suficiente para consultá-lo, encontrariam nestas páginas a solução dos seus mais angustiantes problemas.”

 A Gênese é mais um passo dado no terreno das conseqüências e das aplicações do Espiritismo.

O livro trata da gênese, dos milagres e das predições com as novas Leis que decorrem da observação dos fenômenos espíritas.

 Após este conhecimento básico dos postulados da Doutrina Espírita, outros cursos são recomendados, como as obras de André Luiz, Léon Denis, Gabriel Delanne etc.

 Porém, o estudo deve ser complementado pelo trabalho, para colocarmos em prática tudo o que aprendemos nos livros. 

Quem quiser se unir à equipe de trabalhadores voluntários da Casa deve se dirigir ao setor Paulo de Tarso, que funciona todas as sextas.feiras, às 8.30h.

 Seja feliz e lembre-se: “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”.

 O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 1 Nº 2 agosto setembro 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário