A frase acima, dita com maior freqüência pelos reencarnacionistas, sobretudo no período de finados, a cada dia está ganhando mais popularidade entre aqueles que não adotam o conceito da vida após a morte, ao menos não ostensivamente.
Tal fato se observa, certamente, graças à divulgação que espíritas e outros grupos que acreditam na imortalidade têm promovido, sobretudo por intermédio dos meios de comunicação, contribuindo assim, de forma significativa, para que outros passem, mesmo que inconscientemente, a incorporar as noções de espírito, vida imortal e até reencarnação às suas crenças particulares, sem que por isso tenham que abandonar a fé que lhes toca mais intimamente o coração. Esse contexto serve para confirmar as palavras dos benfeitores espirituais a Allan Kardec, conforme a questão 798 de “O Livro dos Espíritos”, em que afirmam que o Espiritismo se tornará “crença geral”.
Nesse passo, também o Dia de Finados tende a se converter não num instante de pesar, de dor, mas num momento de se render, pelas boas lembranças, pela oração e pelas iniciativas no bem, homenagens, ainda que orvalhadas de lágrimas, ao coração dos que partiram. E para ajudar a todos nesse sentido é que Emmanuel escreveu páginas como esta intitulada “Parentes mortos”, do livro “Paz e libertação”, psicografado por Chico Xavier:
“Não olvides que além da morte continua vivendo e lutando o espírito amado que partiu...
Tuas lágrimas são gotas de fel em sua taça de esperança.
Tuas aflições são espinhos a se lhe implantarem no coração.
Tua mágoa destrutiva é como neve de angústia a congelar-lhe os sonhos.
Tua tristeza é sombra a escurecer-lhe a nova senda.
Por mais que a separação te lacere a alma sensível, levanta-te e segue para a frente honrando-lhe a confiança com a fiel execução das tarefas que o mundo te reservou.
Não vale a deserção do sofrimento porque a fuga é sempre a dilatação do labirinto que nos arroja à invigilância compelindo-nos a despender longo tempo na recuperação do rumo certo.
Recorda que a lei de renovação atinge a todos e auxilia quem te antecedeu na grande viagem com o valor de tua renúncia e com a fortaleza de tua fé sem esmorecer no trabalho – nosso invariável caminho para o triunfo.
Converte a dor em lição e a saudade em consolo porque de outros domínios vibratórios as afeições inesquecíveis te acompanham os passos regozijando-se com as outras tuas vitórias solitárias, portas adentro de teu mundo interior.
Todas as provas objetivam o aperfeiçoamento do aprendiz e, por enquanto, não passamos de meros aprendizes na Terra, amealhando o conhecimento e a virtude, em gradativa e laboriosa ascensão para a Vida Eterna.
Deus, a Suprema Sabedoria e a Suprema Bondade, não criaria a inteligência e o amor, a beleza e a vida, para arremessá-la às trevas.
Repara em torno dos teus próprios passos. A cada noite no mundo, segue-se o esplendor do alvorecer.
O inverno áspero é sucedido pela primavera estuante de renascimento e floração.
A·lagarta, que hoje se arrasta no solo, amanhã librará em pleno espaço com asas multicores de borboleta.
Nada perece.
Tudo se transforma na direção do Infinito Bem.
Compreendendo, desta forma, a Verdade, entesourando-lhe as bênçãos, aprendamos a encontrar na morte o grande portal da vida e estaremos incorporando, em nosso próprio espírito, a luz inextinguível da Gloriosa Imortalidade”.
SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
Sábado, 1/11/2008 – no 2118
Nenhum comentário:
Postar um comentário