Giovanni Scognamillo
Por acréscimo da Misericórdia Divina este nosso planeta Terra, abençoada escola de aprendizado, tem hospedado uma grande quantidade de espíritos superiores, muitos oriundos de outros planetas, que aqui chegam com o propósito de ajudar o progresso geral de Humanidade.
Alguns raramente retornam ao nosso meio, no entanto, uma boa percentagem renova as reencarnações missionárias, enquanto outros permanecem em nossa psicosfera, na condição de orientadores espirituais.
Vejamos, por exemplo, a atitude do Dr. Bezerra de Menezes (1831-1900), que permanece conosco desde 1831 quando aqui chegou e que após a sua desencarnação renunciou à vivência nos planos mais elevados para estar junto aos nossos problemas e dificuldades, como benfeitor incansável, aliviando nossos padecimentos.
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), assim como os demais instrutores, não foi um privilegiado, mas provou possuir uma inconteste inteligência e aptidões diversas e, acima de tudo, uma acentuada interação com o Mundo dos Espíritos, o que facilitou em muito o desempenho de sua nobilitante tarefa no vasto universo das letras, como temos mostrado nessa seqüência de artigos, inspirados na conferência proferida pela escritora espiritualista Paola Giovetti no Centro de Estudos Parapsicológicos de Bolonha, na Itália, a qual foi publicada pela revista italiana “Luce e Ombra” (Luz e Sombra), em seu número 2, ano 107.
Crônicas da época identificam Goethe como um dos maiores escritores da língua alemã, e acrescentamos que ele dispunha, além desse merecido reconhecimento, uma poderosa antena psíquica que lhe possibilitava o contato com o imenso mundo invisível.
A Espiritualidade atuava sobre sua mediunidade diversificada e ostensiva, figurando na biografia de Goethe um interessantíssimo episódio de premonição.
Achava-se o literato em sua casa, na cidade de Weimar. Acomodado ao leito, olhava através da janela. Lá em cima, brilhavam os astros. De repente, começa a desenhar-se, à sua apurada percepção, um quadro inquietador. Ele pressente um acontecimento funesto. Desce do leito e corre gritando em direção ao aposento do camareiro, e convidando o mesmo, aponta para os astros e lhe pergunta se está vendo algo de anormal. Este responde negativamente: para ele, o céu noturno apresentava a aparência habitual. Goethe, agitado e dando sinais de preocupação, diz ao serviçal:
“Ouça, nós estamos vivendo um momento solene. Neste instante está acontecendo, ou virá acontecer, um grande terremoto (apontando para o alto), o quadro ainda está lá mostrando a natureza em convulsões”. Este fato se deu na noite de 16 de fevereiro de 1783, e uma semana depois todos ficaram sabendo que um grande terremoto havia destruído a cidade de Messina, região sul da ilha da Sicília, na Itália. Apesar da grande distância que separava o médium-poeta do local do evento, ele “assistiu” a todo o ocorrido, pois o descreveu antecipadamente. Eis a premonição.
Como prometemos em artigo anterior, apresentamos breves dados de Lavater.
Johann Kaspar Lavater (1741-1801) foi uma das glórias da Suíça e destacou-se como teólogo da Reforma Luterana, médium psicógrafo, filósofo, poeta, magnetista e fundador da Fisiognomonia, que estudava a personalidade a partir dos traços fisionômicos. Goethe desfrutou da amizade desse grande homem, que enviou várias mensagens à Imperatriz da Rússia Maria Feodorowna, mensagens estas por ele mesmo psicografadas e que foram analisadas e divulgadas por Allan Kardec na “Revista Espírita” de 1868. Lavater, sua mediunidade e suas mensagens serão objeto de nossos estudos, oportunamente, e serão divulgadas por este boletim.
Nos despediremos de Goethe com o próximo artigo, ofertando aos queridos amigos leitores o pensamento do médiumescritor sobre a reencarnação, a imortalidade e a comunicabilidade dos Espíritos.
ERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
Sábado, 26/7/2008 – no 2104
Nenhum comentário:
Postar um comentário