Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

LEIS MORAIS & SAÚDE MENTAL

Em “Leis morais & saúde mental”, Sérgio Luís da Silva Lopes faz um estudo da terceira parte de “O Livro dos Espíritos”, oferecendo ao leitor interessantes comentários acerca de temas tratados em algumas das perguntas que selecionou da obra inaugural do Espiritismo.

E faz isso por meio de comentários bem-elaborados, revestidos de grande didática, o que acaba não só tornando o livro atraente, mas de leitura aconselhável àqueles que estão chegando agora ao Espiritismo.

O livro aborda, por exemplo, o tópico “Da lei divina ou natural”. E cita as questões 621 e 625 de “O Livro dos Espíritos”, nas quais, respectivamente, os benfeitores espirituais esclarecem a Allan Kardec que a Lei de Deus está escrita na consciência e que Jesus é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de modelo e guia.

“Está na consciência a noção inata do bem e do mal. À medida que o espírito evolui, passando por experiências, através de várias reencarnações, vai percebendo seus limites, pois na relação com o outro, toda a vez que se excede e agride seu semelhante, recebe de volta, pela lei de causa e efeito, os resultados da agressão cometida. Esta mesma Lei, que traz de volta as conseqüências das agressões, é generosa também para aquele que agiu para o bem. O que se tenha feito de positivo retorna igualmente, tornando o homem o único artífice da sua própria felicidade.

(...) Quando o ‘Espírito de Verdade’ cita Jesus como o tipo mais perfeito de modelo e guia que Deus ofereceu ao homem, ele nos apresenta o perfil do homem integral possível de ser alcançado por qualquer ser humano” – afirma Sérgio Lopes.

Ao mesmo tempo que contribui para um melhor estudo de “O Livro dos Espíritos”, a obra, ao trazer os temas em foco para o cotidiano, mostra a atualidade de Kardec, estimulando ainda o leitor a reflexões em torno da reforma íntima ao expor falhas do comportamento que podem ser associadas a condicionamentos do pretérito que precisam ser superados hoje, como, por exemplo, a preguiça.

“O trabalho é lei da natureza, portanto é lei também para a saúde mental. Um dos sinais de doença mental é exatamente a inatividade da pessoa. Quem está doente não encontra recursos para fazer alguma coisa. Centraliza-se em torno do seu problema.

Esse é um tormento muito grande para a própria pessoa” – explica Sérgio Lopes, quando comenta a Lei do Trabalho.

O livro tem 12 capítulos, dentre os quais se encontram os intitulados: “Da Lei de Reprodução e saúde mental”, “Da Lei de Destruição e saúde mental”, “Da Lei de Progresso e saúde mental”, “Da Lei de Justiça, Amor e Caridade” e “Da perfeição moral e saúde mental”.

“Leis morais & saúde mental” tem 134 páginas, 14x21cm e é uma publicação da Editora Francisco Spinelli, que atende a pedidos na Avenida Desembargador André da Rocha, 45 – Centro – CEP 90050-161 Porto Alegre, RS. O livro também pode ser encontrado no Clube de Arte do Lar Fabiano de Cristo. Informações adicionais sobre o livro, pelo telefone (51) 3224-1493, da “Francisco Spinelli”, ou (21) 3017-9800, do Clube de Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário