Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LENDO PARA VOCE

SAÚDE – TRILHA DE TRANSFORMAÇÃO
Desde 1988, um grupo de médicos e psicólogos vem realizando estudos teóricos e se dedicando a apoiar pacientes com câncer e seus familiares.
Esse trabalho é feito principalmente através da fluidoterapia (ou passe), da higienização mental, do relaxamento e do estímulo à oração. E os resultados obtidos têm sido muito positivos, melhorando sobremaneira a qualidade de vida de quem passa ou já passou por esse problema, bem como daqueles que, por força da profissão, se vêem postos em contato diário com ele. Toda essa experiência está reunida num livro, intitulado “Saúde – Trilha de transformação – Uma jornada com o paciente de câncer – visão psico-espiritual”.
Lançado pelo Instituto Espírita de Estudo e Divulgação do Evangelho (Inede), o livro reúne textos de 13 especialistas, da área de medicina e psicologia, e foram organizados por Lígia Pompeu, com o apoio da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. A leitura da obra, não precisa dizer, é indispensável, não só para quem vive ou viveu o problema ou profissionais do campo, mas a todos os estudiosos da Doutrina Espírita, que tantas contribuições têm oferecido ao tema, inclusive no que diz respeito a explicações sobre suas causas e sua cura.
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, por se tratar de uma questão fortemente vinculada à medicina, o tema é enfocado com bastante clareza e simplicidade, sem haver, contudo, perda de conteúdo, desenvolvido com grande didática através de tópicos, aos quais, ao final do capítulo, se soma sempre uma conclusão.
No capítulo terceiro do livro, por exemplo, a médica homeopata e pediatra Maraísa Salgado Vilela faz um estudo sobre o “Enfoque espiritual da dor e da doença”, desdobrando sua análise desde os primórdios do processo evolutivo até os mecanismos da dor, física e moral, ressaltando, inclusive, a importância de se estimular a alegria nos pacientes portadores de câncer, uma vez que esse sentimento tem efeito direto no quadro clínico deles.
“A alegria proporciona ao cérebro maior contribuição na produção de substâncias especiais, encarregadas de produzir saúde e aliviar a dor, entre elas a endorfina.
O riso, inclusive, estimula a produção de IgA (imunoglobulina do tipo A) salivar protegendo a cavidade oral contra a invasão de vírus e bactérias patogênicas. Rir auxilia a eliminar toxinas, sendo a risoterapia recurso precioso para distúrbios orgânicos e emocionais” – explica.
O livro chega a apresentar algumas das técnicas que podem ser empregadas para o tratamento de uma criança com câncer, tais como a visualização e a psicoterapia.
A primeira, como mostra a psicóloga Sônia Simões de Almeida, tem boa resposta por parte da criança, já que ela, geralmente, possui grande potencial para a visualização e entra facilmente no imaginário, o que lhe permite uma mais rápida melhora no sistema imunológico. A segunda técnica, contemplaria não só a criança mas o seu círculo familiar, atendendo necessidades emocionais e psíquicas, oferecendo assim melhora na qualidade de vida sobretudo para o momento tão especial que enfrentam.
“Um novo paradigma para a abordagem do câncer”, “Etiologia do câncer em vivências espirituais”, “O processo de auto-cura sob o enfoque holístico”, “Fluidoterapia”, “O paradigma homeopático”, “Endorfinas: o corpo trabalhando a nosso favor”, “A afetividade e o acolhimento no atendimento”, “A relação médico-paciente”, “O amor como grande vetor de cura”, “Perda – dor da alma” e “Eutanásia” são alguns dos outros assuntos tratados nas oito partes em que se divide o livro, que traz ainda depoimentos de alguns pacientes.
“Saúde – Trilha de transformação – Uma jornada com o paciente de câncer – visão psico-espiritual” tem 296 páginas e 14x21cm. Os pedidos devem ser feitos diretamente ao Inede: Rua Suassuí, 266 – Carlos Prates – CEP 30710-240 Belo Horizonte, MG – correio eletrônico editora@inede.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário