Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 6 de setembro de 2008

REDE INVISÍVEL

REDE INVISÍVEL
D. Villela
Afirmando a nossa sobrevivência à destruição do corpo, a religião, tradicionalmente, nunca dispôs de informações mais detalhadas sobre o que nos aconteceria após a morte, além da noção geral de que o bom procedimento nos traria felicidade enquanto o mau acarretaria sofrimento. Eram desconhecidas as condições dessa nova existência invisível ao olhar comum, permanecendo sem respostas confiáveis algumas questões essenciais.
Como ficaríamos então? Onde? Permaneceria idêntica a noção de tempo? Isto acontecia mesmo entre as crenças orientais, conhecedoras da reencarnação e do progresso e onde se recorria também à proteção e ajuda dos antepassados.
Em nossa tradição judaico-cristã, bem como no Islamismo, prevalece a idéia de uma separação radical entre vivos e mortos, os primeiros na Terra e os segundos no céu ou no inferno que a moderna teologia cristã começa a admitir como sendo estados íntimos e não lugares geográficos.
A Doutrina Espírita veio mostrar o equívoco daquela concepção, esclarecendo que não existe separação mas convivência permanente entre encarnados e desencarnados, normalmente sem consciência desse fato por parte dos primeiros. Somos observados pelos Espíritos que podem conhecer até mesmo nossos pensamentos mais íntimos e influenciar-nos, sugerindo-nos mentalmente idéias e atitudes que registramos sem lhes precisar a origem e que poderemos sempre aceitar ou rejeitar em função de nosso livre-arbítrio. Temos habitualmente mais acompanhantes do que supomos, acontecendo, não raro, que aquele que se acredita isolado ou oculto tem vários observadores à sua volta sendo variado o móvel desse interesse que pode ser a amizade, a hostilidade ou a simples curiosidade. Informando-nos quanto a esse fato, o Espiritismo mostra ainda como utilizá-lo em nosso benefício, indicando-nos posturas que dificultam a aproximação dos maus e facilitam a presença dos bons, cuja influência será sempre no sentido de fortalecer em nosso íntimo o equilíbrio e a paz. Além disso, mostra ainda a literatura doutrinária posterior à Codificação a existência de toda uma estrutura espiritual de proteção atuando em nosso benefício e que vai desde os lares e as ruas até aos governos e organizações internacionais. Registre-se, por outro lado que, como efeito de nossa liberdade, os grupos voltados para a criminalidade ou a promoção do vício contam igualmente com sombria cobertura espiritual, à qual se vinculam seus responsáveis encarnados assumindo compromissos de natureza negativa cuja extensão e posterior regularização é extremamente difícil avaliar.
Assim, além dos agentes de segurança e saúde que observamos nas ruas e comunidades terrestres, outros existem integrando complexa rede invisível de serviços estabelecida pela Paternidade Divina, sempre atenta à felicidade e no bem-estar de seus filhos.
“O Livro dos Espíritos” (questões 456 a 458).

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 26/4/2008 – no 2091

Nenhum comentário:

Postar um comentário