Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 27 de setembro de 2008

LENDO PARA VOCÊ

DROGAS: CAUSAS, CONSEQÜÊNCIAS E RECUPERAÇÃO

Os males causados pelas drogas não precisam de apresentação.

Estão diante dos olhos de todos, nos noticiários, nos lares, nas ruas, nas penitenciárias, onde se aglomeram muitos dos que se deixaram envolver pelo vício.

Contudo, muito ainda há que se saber sobre elas para que melhor possam ser combatidas. Por isso, é que o psicólogo clínico Valci Silva decidiu transformar em livro o conteúdo de um curso de capacitação de multiplicadores realizado pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, com o objetivo de proporcionar a mais pessoas um entendimento melhor da grave questão.

Quem começa a folhear este livro, há pouco lançado pela Editora EME, logo percebe o nível de aprofundamento dado por Valci ao trabalho, iniciado com importantes apontamentos sobre o vício e o histórico das drogas, cujo surgimento remonta há mais de 4.000 anos antes de Cristo, com o uso da papoula de ópio, a “planta da alegria”, pelos Sumerianos (atual Irã).

Apesar da dificuldade do tema, Valci, escrevendo com clareza e simplicidade, consegue fazer com que o texto não se torne denso e cansativo, apesar da grande quantidade de informações contidas em cada página. Em um dos capítulos classifica as drogas, apresentando, ao mesmo tempo, dados estatísticos que revelam o quanto o mundo tem sofrido com a drogadição.

Também ajuda a jogar por terra alguns discursos, como o que tenta dar respaldo à sua legalização. E cita o caso da Suíça que, depois de inúmeras tentativas para combater as drogas, resolveu, em 1992, liberar o consumo de tóxicos numa área determinada, uma estação de trens desativada a um quilômetro do centro da cidade de Zurique. Foi então – conta Valci – que o mundo todo pôde testemunhar, ao vivo, cenas até então exclusivas do dia-a-dia dos viciados, que se drogavam estendidos num chão coberto de lixo, sangue, seringas usadas, chumaços de algodão, resto de comida e excrementos.

“Essas imagens serviram, ao menos, para mostrar até onde as pessoas podem cair moralmente, até o ponto de eliminarem de si qualquer resquício de dignidade humana” – comenta o autor.

Os dois últimos capítulos do livro são dedicados à visão espiritual da dependência química, cujo tratamento também pode ser complementado com o auxílio do Centro Espírita.

“Nos Centros Espíritas, a bordo da lógica das vidas sucessivas, o atendimento aos viciados encarnados, inteiramente gratuito, conjuga esclarecimento, compreensão, amizade. Além disso, passes magnéticos são benéficos para energizá-los psicofisicamente, ofertando-lhes água fluida e convidando-os a assistir às palestras evangélicas públicas, ao tempo em que podem engajar-se em atividades assistenciais junto a famílias carentes. Tudo isso para que o viciado proceda à auto-reforma.

E mude de costumes!”– diz o autor, lembrando que o Centro Espírita atende igualmente ao viciado desencarnado. “Para todos, porém – complementa –, preconiza que o remédio ideal é a vontade de auto-reformar-se. Uma vez tomada essa feliz decisão, o Evangelho de Jesus age como poderosíssimo guindaste, reerguendo o Espírito equivocado e infeliz às alturas da reconstrução moral, patamar ao qual o vício não alcança”.

O livro é dividido em seis partes, onde são tecidos, ainda, comentários sobre questões como: “A família, a sociedade e as drogas”, “Alcoolismo: mitos e verdades”, “O que é tabagismo” e “Drogas: conseqüências espirituais”.

“Drogas: causas, conseqüências e recuperação – uma abordagem multifatorial das drogas (neurofisiológica, psicológica e espiritual)”, este o título completo da obra, tem 168 páginas e 14x21cm. Pedidos, diretamente para a EME Editora: Caixa Postal 1820 – CEP 13360-000 Capivari, SP – tel/fax (19) 3491-7000 e 3491-5449.

Nenhum comentário:

Postar um comentário