Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A ESPIRITUALIDADE

O “Globo Repórter”, da TV Globo, tratou no dia 11 de abril de uma série de temas ligados à espiritualidade, permitindo aos milhares de telespectadores que certamente estavam sintonizados na emissora refletir sobre o fato de que muito provavelmente os dois mundos, espiritual e material, podem ser algo verdadeiramente real, confirmado pelos fatos. O programa deixou em evidência a mediunidade, ao mostrar, dentre outros casos, o de uma vidente de 66 anos que trata do povo carente em Juazeiro do Norte, no Ceará. Dona Cícera teria um olhar de raio X, capaz de diagnosticar problemas de saúde, tendo, assim, curado grande número de pessoas, inclusive o pároco da Igreja de São Francisco das Chagas, Frei Batista, que deu depoimento a seu favor. A experiência de quase-morte também foi um dos assuntos enfocados. Dentre os ouvidos, além do diretor teatral José Luiz Ribeiro, de 65 anos, que passou por esse tipo de experiência, foi entrevistada a psicóloga Ana Catarina Elias, que elaborou, sobre esse tema, sua tese de doutorado, na Universidade de Campinas (Unicamp).
Ela desenvolveu uma técnica totalmente baseada em relatos de experiência de quase-morte que consiste no relaxamento do paciente com o uso de imagens semelhantes às descritas por quem esteve rapidamente do outro lado da vida e retornou. A terapia, segundo ela, tem ajudado muitos a superar a angústia e o medo causados pela idéia da morte.
À medida que se aprimora tecnologicamente, o homem naturalmente tenta confirmar por meio de pesquisas a veracidade de fatos que antes permaneciam relegados à crença popular ou ao campo do misticismo, do miraculoso, mas sobre os quais consegue perceber que pode haver uma causa concreta, ainda que incomum.
E, pouco a pouco, vai compreendendo que realmente pode haver algo mais entre a terra e o céu do que supõe a vã filosofia humana. A Doutrina Espírita, a esse respeito, há um século e meio se antecipou, tendo sido, até agora, confirmadas todas as informações por ela trazidas aos homens, que por seu intermédio têm descoberto que a vida é uma só, porque eterna.
É o que esclarece o Espírito Kelvin Van Dine no capítulo “Em termos de eternidade”, do livro “Técnica de viver”, psicografado por Waldo Vieira e publicado pela Comunhão Espírita Cristã (CEC), de Uberaba, Minas Gerais:
“Desfaçamos as criações fantasistas do temor pela certeza positiva nos destinos espirituais de tudo.
A compreensão da lei das vidas sucessivas aclara os horizontes O mecanismo de causa e efeito demonstra as ocorrências na Terra através de exemplos tomados aos fatos. Desfaz todos os enigmas da história de nações, coletividades, grupos e pessoas.
À luz do discernimento espírita, a essência do ensinamento de Cristo desponta límpida para quem o desejar.
Aparece o espírito como sobrevivente legítimo de todas as provações ou catástrofes por piores sejam. O nada se esboroa.
A imortalidade triunfa.
Levanta-se no íntimo do ser a noção exata da vida una. Todo vazio no sentimento e toda vacuidade da idéia quanto ao porvir desaparecem para sempre.
As diretrizes profundas, diante da existência e do Universo, se refazem num misto de bom-senso e consolação.
Não existem retórica de ilusões ou ficções de cérebro materialistas que resistam à lógica espírita. Ela é nossa base erguida na rocha. Nossa segurança sem limitações. Nossa fonte de tranqüilidade.
Nossa chave de vivência harmoniosa.
Nossa esperança sem lindes.
Raciocinemos em termos de eternidade.”

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 3/5/2008 – no 2092

Nenhum comentário:

Postar um comentário