Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 6 de setembro de 2008

FAZER DIFERENÇA NO MUNDO

Jorge Pedreira de Cerqueira

Na língua chinesa, os símbolos que compõem a palavra crise indicam a conjunção de duas outras palavras.
Crise significa risco mais oportunidade.
A sabedoria chinesa ensina, portanto, que em situações de crise, sempre enfrentamos riscos relacionados àquilo que desejávamos que acontecesse e pode não estar acontecendo. Mas também nos convida para, diante do risco iminente, analisar as situações, aproveitando a oportunidade de aprender e evoluir diante dos problemas.
O Espiritismo, pela lei do progresso e pela doutrina da reencarnação, reforça o conceito da sabedoria chinesa, quando nos coloca a caminho da luz pelo exercício da vontade própria e pela superação dos obstáculos encontrados. Todos vivemos em constante crise, pois sob o risco dos cenários em que gravitamos devemos aprender a escolher os rumos mais adequados e aproveitar as oportunidades das experiências para o aprendizado espiritual.
Vivemos num mundo de provas e expiações, daí sermos impelidos a viver as experiências terrenas, administrando nossas próprias crises. Diante delas temos sempre duas opções. A primeira é a revolta diante da adversidade que nos visita e a reclamação constante quanto à nossa sorte.
A segunda é ver a adversidade como prova e, portanto, como oportunidade de crescimento, superação e evolução, isto é, oportunidade de aprendizado.
Aquele que vê o mundo com as lentes escuras do pessimismo paralisa-se entregando-se a lamentações, vendo as crises como fonte de desequilíbrio e sofrimento.
Aquele que vê o mundo com as lentes claras da evolução, aproveita as oportunidades para crescer, para trabalhar, para evoluir.

“Alivia, quanto puderes.”
“Palavras de vida eterna” Emmanuel

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 19/4/2008 – no 2090

Nenhum comentário:

Postar um comentário