Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2008

REFLEXÕES SOBRE O MAGISTÉRIO DE JESUS

*Assaruhy Franco de Moraes

 

“(...) Tendo-os ouvido, disse-lhes Jesus: –  Não são os que gozam saúde que precisam de médico” (Mateus, 9:12).

O Mestre de Nazaré, em todos os momentos de sua estada terrena, exemplificou com lições inesquecíveis que somente sua autoridade moral poderia expressar.

A passagem de Mateus é um exemplo de como a cegueira e o orgulho podem agir diante da invigilância.

Os fariseus eram o alvo de Jesus sempre que ele procurava mostrar a iniqüidade humana, as facetas mais distorcidas do caráter do homem e, principalmente, a falsidade e a hipocrisia.

Eles se julgavam os verdadeiros defensores da qualidade das Escrituras, mas fora das aparências eram moralmente dissolutos, extremamente orgulhosos e pretendiam dominar o povo, pregando um fundamentalismo ostensivo e falso.

O magistério de Jesus contradizia essas posturas e, por essa razão, os fariseus tornaram-se seus inimigos, mas nem por isso ele recuou, dando-nos eterna lição de coragem ante a certeza do bom combate.

Jesus acolhia em seu coração magnânimo os infelizes, os moralmente decaídos, os doentes, os párias sociais, enfim, gente de má vida, aí incluídos os publicanos, odiados por serem coletores de impostos para Roma.

Todo aquele que estudar o Sermão da Montanha em sua essência vai entender a verdadeira missão do Cristo entre nós; perceberá que Ele tinha a preocupação principal com os doentes da alma, aqueles que precisavam assumir os valores exarados no Livro da Vida e, moralmente analfabetos, não conseguiam ler as lições divinas.

É quase certo que os fariseus, ao criticarem a atitude de Jesus, que aceitou a companhia de criaturas “condenáveis”, não tenham percebido a grandeza da resposta que receberam, mesmo porque não deveriam sentir-se “doentes”. O orgulho não só bloqueia a razão, como interrompe a percepção da realidade, tornando viva uma frágil e inconsistente sensação de poder e glória.

 

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal

editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 26/7/2008 no 2104

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário