Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 14 de setembro de 2008

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA
Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos, provaram que jovens que foram vítimas ou testemunharam crimes com armas de fogo têm duas vezes mais chances de apresentar comportamento agressivo. O trabalho foi conduzido por Jeffrey Bingenheimer, aluno de doutorado da Universidade de Michigan, que publicou os resultados na revista “Science”.
Ao todo, 1.500 adolescentes norte-americanos participaram do estudo, que focou em armas de fogo justamente por serem elas o tipo de instrumento de violência mais utilizado e temido na atualidade.
Os pesquisadores descobriram, no transcurso de cinco anos, que os jovens que presenciaram tiros ou foram alvo deles apresentavam o dobro de chances de ter comportamento agressivo.
Embora o estudo tenha sido feito com adolescentes de Chicago (EUA) na década de 90, Bingenheimer acredita que ele sirva de parâmetro para outras cidades e também países. O grupo pretende agora estudar outros efeitos da exposição à violência, como alterações psicológicas. “Algumas pessoas podem se tornar violentas, mas outras podem ficar deprimidas. Queremos saber se cada efeito é mais comum em determinados tipos de indivíduos, famílias ou vizinhanças” – explica.
As informações são da reportagem “Violência gera violência”, publicada recentemente na revista eletrônica “Ciência Hoje”, do Instituto CH (http://cienciahoje.uol.com.br).
“A escalada crescente da violência denuncia deficiências multifaces por que passa o organismo moral da humanidade, nestes tempos agitados”. É o que afirma o médium e expositor José Raul Teixeira no livro “Para uma vida melhor na Terra”, publicação da Editora Fráter (www.frater.com.br). Prof. Raul, como é também conhecido, complementa sua resposta assinalando que ao lado da erupção da loucura nos indivíduos de índole psicopata, junto dos problemas da fome, do desemprego, da indiferença de homens e instituições a fugirem de suas responsabilidades, paira a sombra da deseducação moral.
“O desconhecimento do Espírito, das realidades da Vida além da Terra, o materialismo, no que guarda de mais vil, tudo tem contribuído para esse desgoverno emocional, psicológico e moral dos seres que se deixam tombar nas torpes ciladas do mal.
A violência que ameaça nas ruas tem sua gênese, por certo, no lar desestruturado por aberrações de vários tipos. Essa violência virulenta, que explode em toda parte, por sua vez, tem suas nascentes no íntimo dos seres, infelicitados em si mesmos” – diz ele, que encerra sua resposta frisando que o quadro atual só encontrará mudanças positivas quando “os homens que conhecem e pregam as Boas Novas de Jesus Cristo passarem a vivenciá-las, desde o íntimo até as relações interpessoais, ao invés de se associarem às pelejas de domínio do mundo com os mundanos, buscando o Reino dos Céus e a sua Justiça, primeiro, como ensinou o Divino Amigo”.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 7/6/2008 – no 2097

Nenhum comentário:

Postar um comentário