Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 27 de setembro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

DOM PEDRO II E A PRINCESA ISABEL

No momento em que se comemora os 200 anos da chegada da família real ao Brasil, um livro vem focalizar um capítulo dentro desse acontecimento histórico que é também de grande importância para o povo brasileiro, já que contribuiu para que o país desse passos significativos, certamente o maior deles a abolição da escravatura.

Escrito pelo advogado e jornalista Paulo Roberto Viola, “Dom Pedro II e a Princesa Isabel – uma visão espírita-cristã do Segundo Reinado” oferece uma leitura um pouco mais ampla daquela apresentada nos livros de História, já que também permite, em diversos momentos, que se descortine os bastidores espirituais dos fatos da última fase que precedeu a República.

Deve-se ressaltar que o lançamento dessa obra, ocorrido há poucas semanas, foi também significativo para a História do Espiritismo, visto que se deu na Academia Brasileira de Letras, que pela primeira vez abriu suas portas para a literatura espírita, acontecimento este classificado pelo médium Divaldo Pereira Franco como um “novo marco histórico” do movimento espírita.

Segundo o autor, o seu novo livro tem um objetivo maior do que simplesmente focalizar as implicações históricas, políticas e sociais dos acontecimentos que aborda.

“Destina-se a ressaltar a figura humana especial desses dois personagens da nobreza imperial – Dom Pedro II e a Princesa Isabel –, de tantas pegadas luminosas, como exemplo dignificante para nossa República” – diz na nota de apresentação.

Além de ser uma leitura agradável, pela forma simples com que o texto é desenvolvido, o livro acaba se tornando, naturalmente, uma aula de História, e o que é melhor, sem que o leitor, absorvido pelas narrativas se aperceba disso.

“Aqui encontramos o jornalista atento, outras vezes me pareceu o advogado na defesa de seu ilustre cliente, e notei, também, o historiador surpreso com a sua própria pesquisa” – comenta a médium Maria Gertrudes, que prefacia a obra.

Um dos capítulos é dedicado à Guerra do Paraguai, um dos grandes fatores de preocupação do Imperador D. Pedro II, que, como relembra o autor, recorria, no seu oratório particular, à prece antes de tomar qualquer decisão. “Um suor corria por seu rosto quando se viu na contingência de decidir pelo enfrentamento inevitável, tendo em vista as informações a respeito do governante paraguaio. (...) Dom Pedro II ficava entre a necessidade de enfrentá-lo e o receio de cometer novos equívocos” – narra Viola, que respalda muitas das suas colocações com citações da obra “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho”, do Espírito Humberto de Campos, psicografada por Chico Xavier, e em trabalhos biográficos de outros autores encarnados.

Outro atrativo são as fotos e a reprodução de documentos históricos, que dão um peso ainda maior ao trabalho de pesquisa realizado pelo autor, que teve o cuidado de apresentar biografias, aindaque breves, dos envolvidos nas narrativas, bem como de explicar a gênese dos episódios históricos em questão.

A publicação é dividida em 14 capítulos, dentre os quais estão: “A chegada de Pedro de Alcântara e a infância do menino monarca”, “O ser humano especial, Dom Pedro II”, “A Princesa Isabel e a questão abolicionista”, “O interesse que a Princesa Isabel manifestou pelo Espiritismo”, “A Lei Áurea sancionada por Isabel” e “O banimento e o exílio”.

“Dom Pedro II e a Princesa Isabel – uma visão espírita-cristã do Segundo Reinado” tem 294 páginas, 14x21cm e é um lançamento da Editora Espírita F. V. Lorenz, que atende a pedidos na Rua dos Inválidos, 34 – sala 903 – Centro – CEP 20231-044 Rio de Janeiro, RJ – telefone (21) 2221-2269 e correio eletrônico editora_lorenz@uol.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário