Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2008

REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DO CRISTIANISMO


Assaruhy Franco de Moraes
“... porque o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido” (Lucas, 19: 10).
Zaqueu era chefe dos publicanos, classe detestada pelos judeus, porque representava a essência da dominação romana, através da cobrança de impostos.
Jesus avistou Zaqueu em cima de uma árvore, esforçando-se para vê-Lo. Chamou-o e, em poucos minutos, aquele coletor de impostos a serviço de Roma, com alegria, recebia o Mestre em sua casa na cidade de Jericó.
Quando Zaqueu explicou a Jesus o seu perfil de cidadão, dizendo o quanto procurava ser justo ante as leis de Moisés, o Mestre replicou que aquela casa estava abençoada e traçou uma síntese perfeita da sua missão, quando afirmou que “o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido”.
A todo aquele que se detém na palavra de Jesus, fica muito claro que a revolução cristã, que se estende até os nossos dias, provocou um impacto muito grande nos alicerces sociais da Humanidade.
O Nazareno, em sua perfeita coerência, sabia que os seus seguidores precisariam de um permanente e firme acompanhamento ao longo do tempo, acompanhamento esse que não teria outra finalidade senão o
ajuste de rumos.
A prática cristã ficaria sob o signo das intempéries, mas nas piores tempestades sempre haveria um timoneiro que reconduziria as coisas aos seus lugares.
É só procurar um momento difícil, qualquer um, na História da Humanidade e se sentirá a força da presença amiga de Jesus, a exortar, manifestar confiança, a induzir seus emissários a uma certeza: o amor é a razão e a resposta.
O Cristianismo é, se observarmos os fatos históricos, uma vitória.
É uma doutrina que sofreu injustiças, incoerências, desvios conceituais e sobreviveu, com a base dos seus argumentos, muito sólida e ativa.
Quantos caminhos tortuosos!... Mas aí surgia Francisco de Assis e deixava uma mensagem de humildade. A questão era divulgar a Boa Nova?
Surgia Paulo de Tarso, para não só estimular o entendimento da doutrina, como também para cimentá-la nos corações através de suas inigualáveis epístolas. Heróis e heroínas acompanharam o curso cristão, empenhando, com seu exemplo e sua fé, a certeza de um trabalho que sempre se norteou para o futuro.
O advento de Jesus primou pela idéia de um processo renovador, por isso Ele insistia no fato de que apenas queria salvar o que estava perdido na Lei de Moisés, acrescentando alguns elementos mais lúcidos no processo religioso que buscava a melhoria do homem, como ente de Deus em busca da felicidade.
Jesus fez inúmeras promessas para os que o seguissem como recompensa pelo entendimento das bases cristãs, entre elas, mencionou o Consolador, que também, conforme citado em João, 14: 16, viria para orientar e conduzir... E não tem sido outro o trabalho de Kardec, que não veio mudar o processo básico da grande espinha dorsal delineada por Moisés, mas trazer elementos que alterassem e estabelecessem novos padrões de conduta e moral para o homem novo que está surgindo.
Certamente, um dia novos elementos se agregarão aos conceitos que hoje são renovadores do Cristianismo, através do Espiritismo, mas, na verdade, ali estarão versões novas dos mesmos pensamentos que tornaram o Cristianismo a grande lei de enriquecimento moral e renovação espiritual que a Humanidade tem conhecido.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 26/4/2008 – no 2091

Nenhum comentário:

Postar um comentário