Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

CONSTELAÇÃO FAMILIAR
Reconhecida como o primeiro meio de socialização de uma pessoa, a família tem experimentado mudanças ao longo do tempo, sem perder, porém, a sua importância, cada vez mais reconhecida pelos estudiosos do comportamento humano.
As variadas situações que podem ocorrer na convivência doméstica são analisadas pelo Espírito Joanna de Ângelis em seu mais novo livro, “Constelação familiar”, psicografado por Divaldo Pereira Franco. E como o tema é amplo e delicado, a autora selecionou algumas das questões consideradas de maior impacto na família atual, dando origem assim a 30 capítulos, com apontamentos e sugestões, à luz da Doutrina Espírita. E um dos primeiros pontos abordados por ela diz respeito à necessidade de se exercitar a paciência no clã familiar, esclarecendo que ninguém poderá amar de fato as demais pessoas se não for capaz de amar aqueles com quem é posto a conviver debaixo do mesmo teto.
“No lar, onde se é conhecido e muito dificilmente se podem ocultar as mazelas interiores, são lapidadas as imperfeições em contínuos atritos que não devem resvalar para os campeonatos da indiferença ou do ódio, do ciúme ou da revolta. Aquele que hoje se apresenta agressivo e cínico no grupo doméstico, dando lugar a guerrilhas perversas, encontra-se doente da alma, merecendo orientação e exigindo mais paciência” – diz Joanna de Ângelis.
A questão da orientação religiosa na família é outro assunto tratado pela autora como essencial à saúde doméstica. Afirma que, embora defendam alguns que caberá aos filhos escolher se querem seguir ou não uma religião no futuro, devem os pais sim falar aos seus tutelados, desde cedo, sobre a Paternidade Divina, da sua misericórdia, do seu amor, ajudando, desta forma, a despertar nos futuros adultos a fé, a confiança em si mesmo e a certeza de que estarão sempre sobre a proteção de Deus.
“Como é natural, os pais irão transmitir a doutrina religiosa à qual estão vinculados, apresentando o seu lado ético e nobre, as suas propostas libertadoras e gentis, evitando sempre apresentar os mistérios incompatíveis com a lógica e a razão, as arbitrárias punições divinas, as ameaças cruéis em relação àqueles que procedem mal, oferecendo a reflexão em torno da alegria que se deriva da fé, da esperança de felicidade, como resultado das incomparáveis contribuições do amor inefável de Deus” – diz.
A autora também trata da delicada questão da desencarnação de entes queridos, ressaltando a necessidade de se conversar sobre o assunto no lar.
“Adquirida a certeza da continuação da vida após o túmulo, a morte perde a sua força destrutiva, para assumir uma postura saudável na constelação familiar. (...)
Desmascarar a ilusão da perenidade do corpo, demonstrar a maravilha que é despojar-se dele, quando já não possa contribuir em favor de uma existência enriquecedora, superar o medo do desconhecido país da imortalidade, aprendendo a comunicar-se com aqueles que hajam precedido no grande retorno, são formosos compromissos que devem ser mantidos no ninho doméstico. A vida é inextinguível, embora desenvolvendo-se por etapas no corpo e fora dele, é sempre real e vitoriosa à morte ou a outro qualquer fenômeno” – conclui.
Entre os outros temas tratados no livro estão: “A presença dos avós”, “Educação sexual”, “Mediunidade na família”, “Transtornos de conduta na família”, “Provas e expiações no lar”, “Presença do Evangelho no lar”, “Orientação religiosa na família” e “Constelação familiar perene”.
“Constelação familiar” tem tamanho padrão de 14x21cm e 192 páginas. O lançamento é da Livraria Espírita Alvorada Editora, que atende a pedidos de todas as partes. Endereço: Rua Jayme Vieira Lima, 104 – Pau da Lima – CEP 41235-000 Salvador, BA – telefax (71) 3409-8310, correio eletrônico leal@mansaodocaminho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário