Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2008

DEPRESSÃO

Se a depressão já causa prejuízos em pessoas sem problemas de saúde física, nas portadoras de diabetes ela pode acarretar complicações ainda maiores, já que dificulta a adesão aos  medicamentos contra a doença metabólica, à dieta adequada e a exercícios, levando ainda a uma maior propensão ao fumo. A solução para o problema é apontada por um recente estudo da Universidade de Washington, que sugere o reforço no tratamento da depressão em diabéticos para melhorar o resultado no tratamento contra o diabetes, tudo isso sem aumento de custos. Do estudo, participaram 329 pacientes, divididos em dois grupos, analisados por 12 meses: um recebeu educação sobre depressão e mudanças de comportamento e puderam escolher o tratamento com antidepressivos ou com terapia; e no outro foi aplicado o tratamento convencional para o diabetes.

A conclusão é que os que também tiveram tratamento contra a depressão apresentaram melhora significativa no tratamento do diabetes. Essa constatação, segundo os estudiosos, pode representar, num período de cinco anos, uma redução de 3.900 dólares no custo do tratamento de um diabético.

As informações são da reportagem “Tratar depressão é importante para o controle do diabetes, indica estudo”, publicada na página www.boasaude.com, em 26 de junho.

Entendendo a saúde sob um aspecto mais amplo que aquele observado tão unicamente sob o ponto de vista físico, todos os que já tiveram a oportunidade de conhecer o pensamento espírita sabem que as doenças, com raríssimas exceções, têm seu nascedouro no espírito.

Assim sendo, portanto, se torna sempre aconselhável, paralelamente ao tratamento médico, também realizar a terapêutica espiritual, sobretudo com a aplicação do passe e da água fluidificada. E ainda como parte desse tratamento, vale igualmente buscar boas leituras, como a desta página de autoria de Emmanuel, intitulada “Depressões”, parte do livro “Coragem” (ed. CEC), de Espíritos diversos, psicografado por Chico Xavier.

Diz assim:

“Se trazes o espírito agoniado por sensações de pessimismo e tristeza, concede ligeira pausa a ti mesmo, no capítulo das próprias aflições, a fim de raciocinar.

Se alguém te ofendeu, desculpa.

Se feriste alguém, reconsidera a própria atitude.

Contratempos do mundo estarão constantemente no mundo, onde estiveres.

Parentes difíceis repontam de todo núcleo familiar.

Trabalho é lei do Universo Disciplina é alicerce da educação.

Circunstâncias constrangedoras assemelham-se a nuvens que aparecem no firmamento de qualquer clima.

Incompreensões com relação a caminhos e decisões que se adote são empeços e desafios, na experiência de quantos desejem equilíbrio e trabalho.

Agradar a todos, ao mesmo tempo, é realização impossível.

Separações e renovações representam imperativos inevitáveis do progresso espiritual.

Mudanças equivalem a tratamento da alma, para os ajustes e reajustes necessários à vida.

Conflitos íntimos atingem toda criatura que aspire a elevar-se.

Fracassos de hoje são lições para os acertos de amanhã.

Problemas enxameiam a existência de todos aqueles que não se acomodam com estagnação.

Compreendendo a realidade de toda pessoa que anseie por felicidade e paz, aperfeiçoamento e renovação, toda vez que sugestões de desânimo nos visitem a alma, retifiquemos em nós o que deva ser corrigido e, abraçando o trabalho que a vida nos deu a realizar, prossigamos à frente.”

 SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal

editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 26/7/2008 no 2104

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário