Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PRINCIPAL MOTIVO

Orson Peter Carrara

Tive oportunidade de indagar a uma psicóloga, de público, sobre qual o principal motivo das angústias e dificuldades levadas às terapias. Sim, dentre tantas razões que podem nos levar a procurar apoio psicológico, qual seria aquela que se sobressai como causa dos desequilíbrios que atormentam a vida humana.
Surpreendente! Na minha falta de visão, pois não sou psicólogo, imaginava que fossem outros os motivos como o vazio existencial, os dramas sexuais, a depressão, a solidão, a timidez, etc. Claro que todos eles, e outros, apresentam-se como causa dos desajustes que podem requerer ajuda profissional, sempre útil e oportuna.
Declarou a psicóloga que o principal fator é a falta de fé. Isso, além de me surpreender, levou-me a refletir sobre o alcance da afirmação.
Sim, a ausência de fé é cruel para o coração, para o psiquismo. Sem ela, onde a coragem, a determinação, a perseverança, a confiança, a lucidez, a certeza de superação das dificuldades?
Afinal, o que é a fé senão a confiança nas próprias forças e no amparo de Deus que nunca falta, a certeza que se pode alcançar determinados objetivos, a lucidez para decidir sobre os melhores caminhos?
Ora, paremos para pensar um pouco.
Para se ter confiança no coração, a certeza de que se pode superar desafios e a lucidez na hora de decidir, são fatores essenciais oriundos, os três, da fé, esse sentimento notável, nato e necessitado de manutenção pelo raciocínio e pelo estudo, e até mesmo pela prática diária da prece e da meditação.
Muitos poderão dizer que não. Respeito opiniões, pois não estou aqui para polemizar. Mas a fé não é apenas uma questão religiosa, mas principalmente uma questão de foro íntimo, ainda que sejam crenças nas próprias forças. Independentemente de crermos ou não na existência de forças e poderes de Deus em nosso favor, tais forças existem e nos amparam continuamente.
Ocorre que quando somamos nossos próprios valores aos recursos da espiritualidade, independentemente de religião, nossas forças e perspectivas são multiplicadas...
Para vencer, pois, as dificuldades, é hora de levantar a cabeça, acreditar em si mesmo, usar os recursos da coragem, da iniciativa e prosseguir caminhando. Não existem geralmente dificuldades insuperáveis.
Existem sim desistências, fruto, não há dúvida, da ausência de fé.
Um detalhe, amigo leitor, porém, não pode ser esquecido: busque os recursos de Deus!
Quando tudo se fechar para você, em todos os lados, levante os olhos para o Alto e busque o socorro sempre presente da Bondade Divina que nunca nos abandona.
Notemos que nossos dramas e angústias se desenvolvem a partir de posturas de descrença, desânimo, precipitação e falta de amor em seu amplo sentido.
A falta de fé é, pois, um inimigo cruel.
Seja qual for a religião à qual você se vincule, construa sua fé, mantenha-a ativa e produtiva.
Pelo menos em seu próprio favor, para vencer seus desafios e depois oferecer também sua experiência e suas próprias mãos para levantar aqueles que caíram, em postura de solidariedade que a todos nos cabe.
A ajuda profissional é marcante, mas sua postura de coragem e fé é determinante para a superação de desafios. Não nos comparemos a ninguém. Somos únicos, cada um com seu potencial. Afinal ninguém é maior do que ninguém, nem menor...
Você, amigo leitor, assim como eu ou como qualquer pessoa, somos filhos de Deus, permanentemente envolvidos pelo seu amor.

“Onde o bem permanece, Deus está.”
“Gotas de paz” Emmanuel

O ARAUTO
PUBLICAÇÃO BIMESTRAL
ÓRGÃO OFICIAL DA USE –
INTERMUNICIPAL DE PIRACICABA
Sede e correspondência:
Rua 15 de Novembro, 944
14º andar – sala 143
13400-370 – Piracicaba-SP
Telefones:
(019) 3402-8022 - Banca do Livro
(019) 3433-1267 - Zildéa, Secretaria
E-mail:
use@usepiracicaba.com.br
CGC 96.508.072/0001-13
Expediente:
Redação – Diretoria Executiva
Site: www.usepiracicaba.com.br
Edição: 1.500 exemplares
ANO XII – Nº 67 – SETEMBRO/OUTUBRO – 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário