Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

SUICÍDIO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
Os números não mentem e revelam que o suicídio, embora pouco tratado na mídia, é hoje um problema que preocupa praticamente todos os países, principalmente os mais desenvolvidos, onde, paradoxalmente, os índices têm se elevado nos últimos anos, mostrando que algo pode estar faltando: espiritualidade.
Os recordistas são os países do Leste Europeu em média de suicídio por 100 mil habitantes: a Lituânia (41,9), Estônia (40,1), Rússia (37,6), Letônia (33,9) e Hungria (32,9). Mas no topo da lista está a China, que só no ano de 2000 registrou 195 mil suicídios; seguida pela Índia, com 87 mil; Rússia, com 52,5 mil; Estados Unidos, com 31 mil; Japão, com 20 mil; e a Alemanha, com 12,5 mil. No Brasil, 4,9 pessoas a cada 100 mil morrem por suicídio, números considerados entre os menores do mundo, mas que nem por isso deixam de preocupar o Governo brasileiro, instituições e grupos que lutam pela vida.
Em seu livro “Suicídio e suas conseqüências”, Gerson Simões Monteiro, atual presidente da Rádio Rio de Janeiro, buscou justamente levar aos suicidas em potencial, e demais interessados no tema, esclarecimentos sobre o grave equívoco que é este ato.
“A alma não desaparece com o corpo, não é destruída pela morte. É imortal, imperecível e é por isso que pelo suicídio ela não desaparece, assim como também não deixa de sofrer, porque a vida prossegue em outro plano, após a destruição do invólucro carnal” – esclarece Gerson, que no livro, que alcança agora a terceira edição, expõe também um lado pouco conhecido para muitos que vêem nessa prática uma saída para as dificuldades. E descortina aos olhos do leitor, com detalhes, o mundo invisível e como os suicidas adentram nessa nova realidade em situação difícil, demandando largo tempo para se recuperarem do desajuste que provocaram em sua constituição perispiritual ao colocarem término à vida. O autor mostra ainda que, além de todos esses problemas enfrentados pelo suicida do “lado de lá”, há o sentimento de culpa e o arrependimento que não tardam em visitar o espírito conturbado do suicida na erraticidade.
Diversos relatos de suicidas constantes de livros de Allan Kardec, Chico Xavier e Yvonne do Amaral Pereira, dentre outros, ajudam a revelar o que na verdade se esconde por trás do suicídio. O livro, contudo, vai mais além. Alerta para o desdobrar do suicídio, ou seja, o que se passa com os que desertaram da vida ao tomarem novo corpo na encarnação seguinte, onde, inevitavelmente, as lesões que ocasionaram no perispírito se refletirão no organismo físico, não como punição mas como algo natural dentro das leis que regem a Vida e que contribuirá para o amadurecimento, enfim, para a educação da criatura.
O livro ensina como resistir às idéias de tirar a própria vida. Explica como acontece o auxílio no mundo espiritual ao suicida e o porquê da tentação do suicídio, dentre outros aspectos. A obra apresenta-se ainda como valioso material para estudos em torno do tema, revelando, através de sua farta bibliografia, meticuloso trabalho de pesquisa. A publicação tem 80 páginas com formato 14x21cm e 30 capítulos, dentre os quais figuram: “Tremenda surpresa”, “O perigo do materialismo”, “Judas socorrido por Jesus”, “Terapia contra o suicídio”, “Obsessão e suicídio”, “Aborto e suicídio” e “Os excepcionais”. No penúltimo capítulo, estão relacionadas algumas sugestões de preces por suicidas.
“Suicídio e suas conseqüências: o suicida no mundo espiritual e ao reencarnar” – este o título completo da obra – é uma publicação da Mauad Editora, que atende a pedidos na Avenida Treze de Maio, 13 – grupo 507 a 509 – Centro – CEP 20031-007 Rio de Janeiro, RJ – telefone (21) 2533-7422 O livro pode ser encontrado também em livrarias de Casas Espíritas ou na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, Rua dos Inválidos, 182, Centro do Rio, telefone (21) 2224-1244.
A versão em Esperanto pode ser adquirida junto à Associação Editora Espírita F.V. Lorenz (Rua dos Inválidos, 34, sala 903, também no Centro do Rio, telefone [21] 2221-2269), por

Nenhum comentário:

Postar um comentário