Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O ESPÍRITA E O MUNDO SUSTENTÁVEL

Jornalista conhecido, André Trigueiro também tem desenvolvido atividades ligadas à Ecologia, tendo, inclusive, publicado um livro sobre o assunto, sob o título “Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação”.
Como espírita, levou o assunto aos Centros Espíritas, onde freqüentemente faz palestras a respeito e concede entrevistas para alguns jornais, como “O Aprendiz”, publicação do Centro Espírita Maria Angélica, do Rio de Janeiro. Nessa entrevista, deixa evidente como a Ecologia deve merecer a atenção dos espíritas:
“O Aprendiz”: “O Livro dos Espíritos traz algum alerta sobre a questão ambiental ou isto é um problema das últimas décadas?
– André: – A Doutrina Espírita traz informações relevantes para a compreensão da crise ambiental sem precedentes que experimentamos nos dias atuais. Em particular, o capítulo cinco, da Terceira Parte de ‘O Livro dos Espíritos’, onde os Espíritos de luz nos advertem sobre o risco de exaurirmos os recursos naturais do Planeta. Na questão 705, por exemplo, é dito que ‘a Terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se’. Esta é uma crítica explícita ao consumismo, aos valores da sociedade de consumo, que promovem o uso perdulário dos recursos, o desperdício monumental e a retirada insustentável de matéria-prima e energia do meio ambiente.
As leis morais do Evangelho, quando remetem ao desapego dos bens materiais ou à utilidade providencial da riqueza, alcançam a sustentabilidade, o uso inteligente dos recursos disponíveis.
No livro ‘Após a Tempestade’, psicografado por Divaldo Franco, Joanna de Ângelis nos ensina, no capítulo ‘Poluição e psicosfera’, que a poluição visível tem origem no campo sutil, na mente em desequilíbrio.
No livro ‘Atualidade do pensamento Espírita’, psicografado pelo mesmo médium, o Espírito Vianna de Carvalho reserva um capítulo inteiro à Ecologia.
Diz ele que ‘devemos nos preocupar com os danos que nosso egoísmo vem ocasionando à mãe Terra, pelo despautério e desrespeito às leis da Ecologia estabelecidas por Deus e refletidas no equilíbrio da natureza. (...)
A vida é o que dela fazemos. Da maneira como agirmos em relação à Terra, esta nos responderá de maneira adequada.”
“O Aprendiz”: “Vemos que a situação atual do Planeta é uma conseqüência do descuido dos homens, segundo as leis naturais de causas e conseqüências. Ainda dá tempo de reverter este quadro para evitarmos danos maiores no futuro?
André: – Nunca se diagnosticou com tanta precisão os danos causados ao Planeta pelo nosso estilo de vida, hábitos, comportamentos e padrões de consumo. Somos, portanto, responsáveis (em maior ou menor escala) pelo aquecimento global, a escassez de recursos hídricos, a destruição da biodiversidade, a produção monumental de lixo, a desertificação do solo, o crescimento desordenado das cidades, entre outros problemas.
Trata-se de um modelo de desenvolvimento suicida, que precisa ser repensado urgentemente. Podemos e devemos fazer a diferença em favor da vida, e isso implica necessariamente em sermos sustentáveis.
A boa notícia é que possuímos conhecimento e tecnologia suficientes para promovermos essa imensa reengenharia em escala global.
Em cada encarnação nos deparamos com estágios diferentes de evolução da humanidade, com demandas específicas para cada tempo. Hoje, não há nada mais importante e urgente do que propiciarmos as devidas condições de sobrevivência para os que virão num futuro próximo, inclusive nós mesmos, que regressaremos à Terra.”
“O Aprendiz”: “O que a Casa Espírita pode fazer para dar o exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente?
André: – De várias maneiras. É importante abrir espaço na pauta das palestras públicas para falarmos de sustentabilidade, o papel do espírita na construção de um mundo sustentável. Além disso, qualquer obra ou reforma no Centro poderia levar em conta as premissas do greenbuilding, ou seja, o uso de materiais inteligentes que consomem menos matéria-prima e energia, abrindo espaço para a ventilação e a luz naturais, uso de água de chuva, coletores solares, etc. Reciclar o lixo, economizar água e energia e estimular o plantio de árvores da forma correta e no lugar certo são algumas iniciativas simples e fáceis de replicar.”
“O Aprendiz”: “A educação sobre Ecologia já faz parte das escolas. Este é um sinal de que tudo pode mudar?
André: – A mudança está em curso.
Mas não basta mudar. “É preciso que isso aconteça rápido, pois o processo de destruição dos recursos naturais ocorre numa escala bastante preocupante.”

O jornal “O Aprendiz” tem sua redação na Rua Odilon Duarte Braga, 240 – Recreio dos Bandeirantes – CEP 22790-220 Rio de Janeiro, RJ – telefone (21) 2437-5947.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 3/5/2008 – no 2092

Nenhum comentário:

Postar um comentário