Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 27 de setembro de 2008

FAMÍLIA E SOCIEDADE *Bianca Pinheiro

O mundo moderno e sua correria frenética nos fazem entrar no ritmo de uma rotina mecanizada, e, com isso, passamos os dias sem nos aperceber dos companheiros que estão a nossa volta, esquecendo que a convivência proporciona a troca de experiências necessária para o nosso aprimoramento.

No entanto, o Evangelho e a Doutrina Espírita nos lembram constantemente da importância do convívio social, pois ao homem não foram dadas as possibilidades da fala, da comunicação, entre outras, para ficar isolado.

O contato com o semelhante, espírito encarnado e em processo de aprendizagem como nós, permite a prática da caridade e o aprimoramento das qualidades morais, pois é através do contato com os outros que vamos exercitar, dentre outras virtudes, a benevolência, a indulgência, o perdão, a paciência, a tolerância, a compreensão, nos desvencilhando, pouco a pouco, do orgulho e do egoísmo que impedem nosso crescimento.

Note-se que, nesse contexto de intercâmbio, a família é o primeiro núcleo que o espírito encontra, a primeira relação dele com o mundo material, a primeira escola da vida. É um microssistema social, com sua organização, estrutura, hierarquia, economia, etc.

Na família, encontramos os primeiros parâmetros quanto ao modo de se interrelacionar e de solucionar problemas, o que certamente ficará registrado em nossa memória, até podermos, mais tarde, como adultos, já com maturidade para refletir melhor, discernir se tais modelos são os mais adequados ou não.

Percebemos, então, que se a convivência no lar é desarmônica, agressiva, desrespeitosa, castradora, sem carinho, sem tolerância, os modelos que estamos gerando serão esses e, assim que o espírito iniciar o convívio com outras individualidades começarão, muito provavelmente, os “problemas de relacionamento”.

Se não observados e corrigidos a tempo, através do diálogo e do exemplo, tais problemas irão perdurar até a fase adulta e muitos são os companheiros que passam uma encarnação inteira sem perceber que os modelos adquiridos no lar não eram os corretos e que deveriam ter sido modificados.

Todos buscamos uma sociedade menos violenta, mais justa, mais harmônica e equilibrada, com colaboração e não competição entre seus membros. No entanto, nos esquecemos que a sociedade é composta por seus membros, nós e, no futuro, nossas crianças. Que possamos prover estes entes queridos com as noções da moral evangélica cristã e com o exemplo da prática de seus postulados.

Comecemos hoje a construir essa sociedade que almejamos, assumindo o comprometimento com a responsabilidade de educar os espíritos que recebemos em nosso lar, empregando nossos esforços sinceros, dando não só o estudo necessário ao plano material, mas também os conhecimentos das questões espirituais, através da freqüência à Casa Espírita, da evangelização e, acima de tudo, do exemplo.

Pois, se a palavra convence, o exemplo arrasta.

Portanto, que possamos dar o exemplo de como desfrutar das facilidades da matéria sem nos tornarmos escravos dela; de conviver com os companheiros de caminhada aproveitando as oportunidades de exercitar a caridade, sabendo perdoar e compreender os que nos fazem sofrer; buscando amar os nossos familiares ou pelo menos não desejando o mal, quando o amor ainda é difícil; respeitando a opinião dos outros e exercitando a solução dos conflitos através do diálogo, com calma e sem agressividade.

Assim, certamente desse pequeno núcleo familiar estaremos formando focos de luz que irão se expandir, iluminando consciências ainda não despertas para o amor e a caridade cristã.

 

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal

editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 5/7/2008 no 2101

Nenhum comentário:

Postar um comentário