Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO
Nos seus encontros diários com os ouvintes do programa “Pelos caminhos da educação”, transmitido pela Rádio Rio de Janeiro (1400khz AM), Nadja do Couto Valle abria um canal para o debate, à luz do Espiritismo, dos principais temas do dia-a-dia, muitos deles de caráter bastante delicado e relevante. Tratados sempre em tom de conversa amiga, sem aprofundamentos técnicos desnecessários ao momento, os temas de algumas dessas apresentações foram reunidos num livro, que também recebeu o título de “Pelos caminhos da educação”.
Esse trabalho, recém-lançado, permite uma análise mais completa das questões abordadas por Nadja no rádio, para onde transportou toda a sua experiência de muitos anos de Doutrina e de vida profissional, onde aplica os conhecimentos que possui como doutora em Filosofia e mestre nas línguas Portuguesa e Inglesa, e em Educação.
Engana-se, contudo, quem pensa encontrar no livro páginas densas, com comentários difíceis. Pelo contrário, a simplicidade e a clareza caracterizam o estilo do livro, que oferece ao leitor os aspectos sob os quais podem ser analisados os pontos enfocados para, ao final, apresentar a visão espírita a respeito. É o que se pode perceber já no primeiro capítulo, dedicado ao tema “Educação pela vida, contra o abortamento”.
Nele são enumerados os principais motivos que levam uma pessoa a cometer o aborto e apresentados os argumentos de natureza jurídica e científica contrários ao abortamento. A autora lança o olhar da Educação sobre o tema, lembrando ainda o juramento de Hipócrates, que está em pleno desacordo com os conceitos abortistas defendidos por alguns médicos. E ressalta a posição do Espiritismo, que revela os prejuízos espirituais que tal prática ocasiona, fazendo um apelo aos mais experientes para que busquem esclarecer aos mais moços.
“Vamos conversar, e muito, com nossos jovens, principalmente com nossas meninas, filhas e alunas, mas com os meninos também, sobre a responsabilidade que têm nessa questão tão importante para suas vidas, deixando com eles o questionamento a respeito da possibilidade, que foi real, embora não moral, de que seus pais pudessem tê-los eventualmente abortado. É sempre melhor não cair em erro, mas sabemos que permanece sempre a esperança da renovação das oportunidades pelos sublimes mecanismos da Lei de Amor” – diz a autora.
Nadja também enfoca uma outra questão bastante interessante, a resiliência, que é o estudo referente à capacidade que algumas pessoas têm de superar situações traumáticas diante das quais a maioria desanima, ou não consegue resistir. E a partir da análise do tema, vai desdobrando uma série de outros apontamentos fundamentais a todos aqueles que querem encontrar a força íntima necessária para superar os obstáculos do caminho.
“Visualizar com detalhes a expectativa de vida futura pode ser um poderoso instrumento para elevar os fatores motivacionais, principalmente de crianças e jovens social e economicamente carentes. Porque faz com que eles mudem as representações de seu universo de carências em representações de positividade, que os fazem mobilizar suas energias para ações construtivas que os aproximem da realização de seu projeto de vida, de seu projeto existencial” – diz.
Com 14x21cm e 180 páginas, o livro tem 13 capítulos, dentre os quais: “Deficiência física”, “Animalzinho de estimação”, “Ética na política”, “Lutos”, “Ouvir e falar: tatibitati e palavrões”, “O toque: já abraçou seu filho hoje?” e “A onda do selinho”.
“Pelos caminhos da educação (I)” é um lançamento do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (Iceb), em parceria com a Edilar, a editora do Lar Fabiano de Cristo. Os pedidos podem ser feitos diretamente ao Clube de Arte do Lar Fabiano, pelo telefone (21) 3017-9800 ou na página www.clubedearte.org.br. É possível ainda adquirir o livro, no Rio de Janeiro, na Loja do Clube, que fica na Rua dos Inválidos, 34, térreo, no Centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário