Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

REENCARNAÇÃO E SUBLIMAÇÃO DA SEXUALIDADE

 *Umberto Ferreira

 Na Terra, poucos homens já conquistaram o equilíbrio no campo da sexualidade, orientando convenientemente as manifestações da libido; muitos ainda precisam investir no controle e na educação sexual, afastando todos os riscos de queda nessa área do comportamento humano.

Casos como o que relataremos a seguir não são incomuns.

Séculos atrás, uma mulher entregou-se aos prazeres do sexo, de maneira desregrada, deixando-se dominar completamente pelo instinto. Esse comportamento deixou marcas profundas na sua mente.

No século passado, reencarnou-se, na condição de filha do antigo comparsa.

Desde pequena, demonstrou grande ligação com o pai, disputando-lhe o colo com a irmã mais nova, como se ele fosse exclusivamente seu; e, freqüentemente, mostrava-se um tanto hostil com ela, como se fosse sua rival; também não eram raras crises de choro, que surgiam sem motivo aparente. Assim que entrou na adolescência, seus sentimentos para com o pai tornaram-se mais perceptíveis. Por outro lado, apresentou uma faceta dominadora da sua personalidade. Como a mãe tinha certas limitações em matéria de elegância e habilidades femininas, e ela as tinha, e era muito inteligente, não tendo dificuldade para encontrar respostas para as diversas situações, foi exercendo significativa influência no lar; com isso, muitas vezes, comportava-se como se fosse a esposa, no tocante às decisões. Os pais procuraram proporcionar-lhe, bem como aos outros filhos, educação de qualidade e boa formação moral e espiritual.

Certo dia, durante o desdobramento que o sono proporciona, e com a ajuda dos mentores espirituais, o genitor pôde compreender melhor a situação. Com esse entendimento, passou a adotar um comportamento que favoreceu significativamente o desapego da filha, que passou a ocorrer de maneira lenta, mas progressiva, especialmente depois do seu casamento e do nascimento dos filhos; um dos quais, mais evoluído, veio para ajudá-la na superação desses e de outros problemas.

A reencarnação oferece-nos abençoada oportunidade de repararmos os desacertos de nossas vidas passadas, porque permite que se reúnam no mesmo lar espíritos que se transviaram do caminho reto e se equivocaram no campo afetivo e do sexo, para a superação dos impulsos e sublimação dos sentimentos. Não são poucas as famílias em que ocorre essa situação, ora como filha e pai, ora como filho e mãe.

O esquecimento do passado, em tais casos, demonstra a grande sabedoria do Criador, porque facilita o trabalho da reparação, da educação, da sublimação.

Preferências afetivas e manifestações inconscientes da libido, aparentemente injustificáveis, são substituídas pelo sentimento puro, sob a forma de amor paternal, maternal, filial ou fraternal.

É muito importante que os pais ajam com equilíbrio em tais situações, estimulando o comportamento que leve à sublimação da sexualidade. Podem ajudar, também, evitando manifestar ciúmes, seja a mãe, diante de uma situação de possível ligação pregressa da filha com o marido, seja o pai, frente à possibilidade análoga do filho com a mãe.

Medida indispensável consiste na educação e espiritualização dos filhos, utilizando a prece, o Evangelho no lar e a integração deles numa doutrina religiosa.

“Estende as mãos aos que se imobilizaram

no sofrimento para que retomem o trânsito

natural de quantos se dirigem para a

frente.”

 

“Algo mais” Emmanuel

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal

editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 21/6/2008 no 2099

Nenhum comentário:

Postar um comentário